segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Conceito de currículo e TIC
Novas tecnologias surgem a todo o momento e nos deixam com a sensação de que estamos sempre a recomeçar. Rever nossos conceitos e práticas significa recontextualizar o que construímos em outras situações, isto é, resignificar o que já possuía algum significado anteriormente construído ou tomar consciência de hábitos automatizados sobre os quais deixamos de refletir. Afinal, somo seres inconclusos e em constante processo de aprendizagem
Com essa idéia de mudança, trazemos o que Paulo Freire deixou registrado em inúmeras palestras: "Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis pra dar o grande salto que nossa educação está exigir".
Segundo o dicionário, “Currículo são as disciplinas de um curso escolar”.
Quando se trata de um curso escolar, não podemos deixar de falar em metodologias e estratégias que deverão ser utilizadas para que o currículo seja cumprido como foi programado.
Hoje em dia são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e aprender, interagindo com o objeto de conhecimento (conteúdo).
Dentre as várias contribuições que a tecnologia oferece, podemos citar: articulação entre disciplinas e mídias digitais; tecnologia digital de busca, seleção, articulação e produção de novas informações; comunicação multidirecional; representação e produção colaborativa de conhecimento; inter-relação entre tecnologia, conteúdo e educação; metodologias que levam em conta o interesse e as preferências de aprendizagem dos alunos

2 comentários:

  1. Gostei de suas reflexões,com certeza são inegaveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estrategias de ensino.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Geni !
    Suas afirmações são bastantes pertinentes !
    Penso que a integração entre currículo e tecnologias impulsiona as mudanças na aprendizagem, no ensino e sobretudo no dia a dia da sala de aula.
    Mas temos que nos lembrar que currículo é mais que uma listagem de conteúdos, estratégias tem que ser elaboradas para o bom andamento dessa parceria.

    ResponderExcluir