quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pensando Sobre Possíveis Mudanças

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PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS
TECNOLOGIA E A SALA DE AULA

Ultimamente, há muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada. Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas, Neste caso o professor(a) não pode desanimar ou acomodar-se com aulas tão somente de giz e quadro, há outras maneiras de introduzir as linguagens da mídia em sala, basta o educador improvisar e ser criativo.
Por exemplo: ao mandar para casa pesquisas sobre a linguagem verbal e não verbal (gestos dos apresentadores ao passar uma notícia) no telejornal e depois trabalhar a persuasão; trabalhar com as propagandas da mídia e linguagem persuasiva e o uso do imperativo através de jornais impressos e revistas; desenvolver um trabalho com uso de fotografias do passado e futuro nas aula de História ou para ensinar os tempos verbais; usufruir dos canais de notícias da rádio para trabalhar a linguagem e montar com os alunos sua própria rádio, propor aos alunos desenvolver o jornal ou da sala; orientar uma pesquisa pela internet com sites educativos e direcionados pelo próprio professor, dentre outros.
Este é um exemplo de criatividade na interação das tecnologias em trabalhos escolares cuja escola não disponibiliza de tecnologias, desta forma o educador(a) não está ignorando que a tecnologia digital e outros recursos tecnológicos fazem parte da vida do aluno. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.

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