HIPERTEXTO:
É O TERMO USADO QUE REMETE EM FORMA DE PESQUISA Digital COM OU SEM SEQUENCIA LINEAR, AO QUAL AGREGAM-SE OUTROS CONJUNTOS DE BLOCOS DE TEXTOS.
A primeira idéia que nos vem à mente quando se fala em hipertexto é a não leitura tradicional em nossos livros, mas é bom destacar que antes da informática, já existiam elementos que possibilitavam o uso da leitura sem uma seqüência lógica como as bibliografias, sumários e outros.
A utilização da tecnologia, sem dúvida, proporcionou maior velocidade as pesquisas e em maior quantidade de textos, imagens, sons disponíveis na internet.
Os hipertextos criaram uma nova maneira de leitura e escrita. Ao elaborar um hipertexto o autor constrói “uma matriz de textos potenciais”, os quais são alinhavados, combinados entre si.
O autor, portanto, ao estruturar seu documento, lê, avalia e estabelece links a outros documentos que possam contribuir ao entendimento e enriquecimento do assunto abordado.
Outro aspecto é a interatividade proporcionada pelo hipertexto: nos meios de comunicação de massa (televisão, rádio e outros) impondo somente uma visão, sem abrir espaço para resposta. Já na internet é possível essa interação de novas relações como fonte de saber, como novos métodos educacionais, novo tipo de aprendizagem – estudantes e professores partilham da mesma base de pesquisa.